A Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea

terça-feira, 22 de setembro de 2015

O que realmente significa ABEPA

Parte superior do 1º número de "O Arqueólogo".


Depois que publiquei o meu Livro Pedra da Gávea: Vi, estudei e escrevi, eu fui verificar o que estava sendo dito no Mundo Virtual sobre a Pedra da Gávea e seus Mistérios. Felizmente, só fui fazer tal pesquisa após escrever e publicar o volume, pois, se o tivesse feito antes, não resistiria à tentação de impugnar muitos absurdos e retificar informações erradas que estão circulando, e a minha Obra acabaria por fugir a finalidade que tracei. Então, aproveitando este Blog, pretendo restabelecer os fatos referentes à Pedra da Gávea.

Iniciarei com uma retificação que muitos julgarão sem importância. Existem várias páginas e vídeos que afirmam que ABEPA é a sigla de Associação Brasileira de ESPELEOLOGIA e Pesquisa Arqueológica. Ora, fui sócio da ABEPA e me orgulho de  ter sido Amigo pessoal do saudoso Prof. Roldão Pires Brandão, Presidente e Fundador da ABEPA. Não sei quem foi o primeiro que meteu a Espeleologia  na designação, e isso não importa mesmo, mas, está errado.

ABEPA significa Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas Arqueológicas. Em certa ocasião, o Prof. Roldão, conversando comigo na Sede da ABEPA, na Cinelândia  (Rio de Janeiro), me disse que pensava em mudar o nome da organização para Associação  Brasileira de Pesquisas e Estudos Arqueológicos, pois, entendia que, por razões lógicas, a pesquisa antecederia o estudo propriamente dito. Eu contra argui, mesmo ele estando certo no seu raciocínio, que a Associação tinha aquele nome desde a Fundação (1958), e que o nome novo não teria uma sigla eufônica - ABPEA - ao contrário de ABEPA, que inclusive já era consagrada. Ele ficou de pensar mais a respeito e, como nunca mais voltou ao assunto, eu suponho que o convenci a manter o nome já tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário